terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Botão de arcade ou fliperama, passo a passo

Bom, como tinha prometido em uma postagem anterior, se os leitores deste blog pedissem, o Macagnan faria um passo-a-passo da desmontagem e montagem do botão arcade. Como não havia pauta para fevereiro, o Macagnan fez assim mesmo e apresenta a partir de agora como desmontar e remontar um botão arcade:

O botão arcade ou de fliperama usado neste passo-a-passo é um de acrílico da Eletromatic com um microswitch da Vabsco:


O Macagnan comprou alguns destes, usados, pelo Mercado Livre. Provavelmente este deve ter vindo de alguma máquina caça-níqueis desmontada, a julgar pela inscrição no botão:


Apesar de usados, os mesmos estão em bom estado, necessitando apenas de uma boa desmontagem e limpeza. Para iniciar a desmontagem devemos retirar o microswitch. Este vem encaixado em dois suportes na parte inferior do botão, essas duas "pernas" na foto. Do outro lado há um anteparo que mantém o microswitch pressionado contra os suportes:


A forma mais fácil de retirar o microswitch é liberando-o primeiro do suporte mais alto. Isso é feito afastando-se com cuidado o suporte do microswitch com a unha ou alguma lâmina que se encaixe entre os dois e girando-o para que se afaste do suporte e ficando assim liberado para a retirada do outro suporte menor:


Retirado o microswitch podemos então ver os dois suportes com os pinos guias (à direita na foto), o anteparo (à esquerda na foto), os braços do acionador do microswitch passando pelo corpo do botão, de acrílico em cor escura.


Passando à desmontagem do botão em si, precisamos liberar a parte de acrílico para termos acesso ao mecanismo interno. Pressionamos os braços do acionador para dentro de modo que fiquem alinhados com os furos no corpo do botão e pressionamos em seguida para dentro do corpo do botão:


A parte interna do botão não tem muita coisa interessante. Apenas o corpo em si, os furos para os braços do acionador do microswitch e um círculo em alto relevo para servir de guia para encaixar a mola interna que veremos a seguir:


A parte que saiu depois que pressionamos os braços do acionador tem essa aparência:


Desmontando esta parte em peças temos a mola interna:


Também o guia para a mola interna:


E finalmente o acionador completo do microswitch:


Como vimos no início da postagem, o botão tinha uma inscrição na parte interna do acionador: "APOSTA MÁXIMA". Parecia ser algo complicado de se fazer mas o segredo está aí:


A inscrição é na verdade um círculo de papel do tamanho do guia da mola interna com o texto ou figura que se quer que apareça no botão. O círculo de papel deve ser do tamanho exato do guia e vai assentado na parte superior. Se for difícil de manter o papel no lugar, vale colocar um pinguinho de cola.





Depois de pronta esta etapa, vamos posicionar o guia e o papel dentro do corpo do acionador. Já neste momento deve-se tomar cuidado com o alinhamento do guia para que, quando prendermos o botão onde formos usá-lo, a marcação do botão fique na posição correta.


Posicionamos este conjunto de cabeça para baixo e posicionamos a mola interna em sua posição:


Colocamos este conjunto no corpo do botão, tentando alinhar os braços do acionador para que saiam pelos furos no corpo. Caso não acerte de primeira, tente girar o acionador para os lados até acertar os furos.


Após a parte mecânica do botão estar remontada, resta encaixar novamente o microswitch nos pinos guias dos suportes. Desta vez devemos começar pelo suporte menor. O microswitch tem furos diferenciados para o encaixe correto nos suportes:


Feito isto, você desmontou e remontou com sucesso um botão de arcade ou fliperama. Simples, não?

Bom, pessoal; por hoje é só! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+