sábado, 1 de novembro de 2014

Pra começar novembro bem

Quer coisa melhor que começar um novo período recebendo algo de um grande amigo que faz tempo que não se vê? Na verdade chegou um pouco antes do começo do mês mas o Macagnan só conseguiu olhar com mais cuidado nesse fim de semana:


Este é o primeiro livro que o poeta Alexandre de Melo enviou para o Macagnan. Lançado pela Editora Patuá em 2014, o autor mostra sua produção poética ao mesmo tempo lírica e agudamente real, nos arremessando na realidade crua que nos cerca e nos mostrando nesta mesma realidade, como se observada com lente de aumento, a poesia presente porém não vista pelos olhos acostumados pela rotina. O Macagnan conheceu o Alexandre na época escolar, final do ensino fundamental ou início do ensino médio. Desta época permanecem ainda a grande amizade apesar da distância (Alexandre reside em Ribeirão Preto - SP e o Macagnan atualmente em Nova Bréscia - RS), algumas fitas cassete gravadas dos discos de vinil na casa dos pais do Alexandre em Cravinhos, o gosto pela leitura e a escrita, e um poema intitulado "Eu canto porque o instante existe" do ano de 1997 (uma das primeiras produções do Alexandre da época em que cursava a Faculdade de Letras), impresso em uma folha de formulário contínuo em impressora matricial. Carinhosamente autografado, em uma edição caprichada com direito a capa dura e folhas grossas, é leitura recomendada pelo Macagnan! Saiba mais neste link

O Macagnan anda sem muita inspiração para postar, ultimamente. As ideias vem mas nem sempre dá tempo de documentar o passo-a-passo. E olhando nos organizadores, ainda tem muito "projetinho" pra terminar de fazer. Já na postagem anterior, foi dada a partida para mais um: um controle arcade para Atari 2600 e Master System. Nesta semana o Macagnan adquiriu mais algumas partes do projeto:

Partes em MDF para a caixa do controle arcade. As peças vão dar origem a duas caixas de 35 cm de comprimento por 20 cm de largura por 8 cm de altura:

Peças em MDF 6mm

Cabos com conector DB-9 prefabricados, adquiridos via Mercado Livre do Messias de São José dos Campos - SP (não sei até quando este link vai ser válido!) com nove cabos coloridos presos em um conector:

Já que é complicado pro Macagnan comprar cabo manga em pequena quantidade, pegamos o cabo pronto, oras...
Mas, quem é quem nesse arco-íris de cabos? Munido de um multímetro digital e um pedaço de fio, vamos ao "mapeamento" das coisas:

Mapeamento "no muque" dos cabos
Para entender melhor o que é esta "coisa" aí em cima, o Macagnan foi buscar uma foto dos cabos que foram usados no restauro de dois controles Atari (projeto parado, pra variar...). Olhando-se de frente para aquele conector branco, com os pinos para cima e o fio azul à esquerda, temos a seguinte sequência em relação ao conector DB-9 fêmea olhado de frente:


CONECTOR DB-9 LINHA 1:    5  4  3  2  1
CONECTOR DB-9 LINHA 2:      9  8  7  6

CONECTOR PLANO:    7  5  3  4  6  9  1  2  8

Tendo este esquema vai ficar mais fácil saber como se ligarão os cabos dos joysticks e dos botões dos controles.

Chave liga-desliga de dois polos, para ligar ou desligar o botão 2 que o Atari não utiliza mas o Master System sim:

Chaves que serão embutidas no MDF para o chaveamento do pino 9
Agora, ficam faltando ainda os botões de acrílico estilo Arcade para adquirir e partir para a montagem e teste. Mas enquanto isso, o Macagnan vai fazendo outras coisas como por exemplo esta:


Esta é a tábua de uma mesa de montar que estava parada, perdendo a cor e o brilho. Depois de uma sessão de lixamentos (começando com a lixa para madeira número 80, depois a 120 e por fim a 200) para preparar a madeira e um tratamento com verniz marítimo brilhante (uma demão com pincel, um pouco grossa, duas demãos com rolinho, um pouco mais diluídas com solvente e o acabamento com demãos cruzadas de verniz aplicado com compressor e pistola de pintura), e eis que a mesa está nova e lindona! Falta somente pintar com tinta a óleo preta as bordas e, se der certo, verniz por cima da tinta. E lá vai o Macagnan dar uma de "metido a marceneiro"...

Pra encerrar esta postagem, um vídeo que o Macagnan viu e ficou de queixo caído: uma aula do curso de pilotagem para motos ministrado na CET (Central de Engenharia de Trânsito) de São Paulo.

 

Quem sabe um dia o Macagnan não faz um curso destes com a "bonitona do papai":


Bom, pessoal. Por hoje é só! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+