quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz 2014 - Carta de Ano Novo

"O dia do Ano Novo é o primeiro dos dias, o primeiro dia dos meses, o inicio da primavera e o inicio do ano. Quem celebra esse dia tornar-se-á mais virtuoso e será amado por todos. Será como a lua que gradualmente se torna cheia à medida que se dirige do oeste para o leste ou como o sol que se torna cada vez mais brilhante à medida que viaja do leste ao oeste."


(Mushimoti Gosho - Páginas 1491 a 1492)



Aos leitores deste blog, um feliz Ano Novo! Tudo de bom e que possamos continuar juntos em 2014, apesar das postagens aqui saírem com DDD (Demora, Dificuldade e De repente, hehehe...). Antes que perguntem, o Macagnan vai explicar o que quis dizer com este trecho de uma escritura budista de Nitiren Daishonin.

O dia do Ano Novo é o primeiro dia do ano, o início de uma jornada que dura 365 dias. Todo início implica em uma decisão, em uma tomada de atitude. Seria como dar a partida no motor de um veículo, despertando toda a energia potencial acumulada, direcionando-a para o objetivo final (no caso de chegar a algum lugar predeterminado).

O significado de celebrar o primeiro dia do ano, além de ser uma data festiva, é de determinarmos nossos objetivos e nos levantarmos com vigor e decisão para concretizá-los, enfrentando e vencendo cada uma das dificuldades que surgirem neste caminho. Budismo é decisão e ação baseados em sabedoria.

Certamente 2014 nos trará desafios nunca antes enfrentados por nós. Perante estes só há duas atitudes possíveis: acomodar-se e resignar-se com as dificuldades ou então transformá-los em vitórias resplandecentes. Este é o significado do trecho: "...como o sol que se torna cada vez mais brilhante à medida que viaja do leste ao oeste". Da mesma forma que o sol se torna cada vez mais brilhante conforme segue em sua jornada iniciada no leste buscando alcançar o seu objetivo, chegar ao oeste, infalivelmente atingiremos nossos objetivos e nos tornaremos incentivo maior para que outras pessoas atinjam seus objetivos estando fundamentados no princípio da decisão e ação baseados em sabedoria.

Desejando que cada um de nós seja um grande sol de vitórias em 2014, o Macagnan encerra esta primeira postagem de 2014 convidando a todos os leitores e seguidores deste blog para que, em sua primeira oração no Ano Novo agradeçamos por tudo que recebemos em 2013 e que tenhamos sabedoria e determinação em 2014 para sermos vitoriosos e, acima de tudo, FELIZES!

Um grande abraço do Macagnan a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+