segunda-feira, 6 de maio de 2013

É disso que o mundo precisa!

Bom, eu nem sei se o título desta postagem realmente é o que deveria ser mas, tem coisas que simplesmente sabemos que temos que fazer naquele exato instante porque senão vamos perder o "pique". Estava navegando pela net, olhando algumas páginas costumeiras quando permiti-me vasculhar algumas páginas que não conhecia. Foi quando vi no site Cynical-B este vídeo, segundo o site, montado a partir de vídeos gravados por "dash cams" (câmeras instaladas em painéis de veículos) em vários locais na Rússia. Este é o texto disponível no site antes do vídeo, que está hospedado no site Youtube:

"Russos geralmente usam dash cams (câmeras de painel) para gravar o que acontece nas ruas para defender-se em casos de fraudes em acidentes. É por isso que temos tantas imagens do meteoro que explodiu sobre Chelyabinsk.
Este costume também registra alguns exemplos maravilhosos de bondade e solidariedade. 
Esta compilação nos mostra motoristas e transeuntes ajudando motoristas presos na neve, animais na rua, e muitas velhinhas aterrorizados pelo tráfego."

E este é o link para a matéria em seu site original:

http://www.cynical-b.com/2013/05/uma-compilacao-de-videos-feitos-pelas.html
O link para o vídeo no Youtube é este:

http://youtu.be/MGEiA80ZL08




Depois de assistir as imagens (não sei realmente o que está escrito na abertura do vídeo, ainda não consegui fazer curso de Russo...), pensei: "Puxa, é isso que o mundo precisa ver e começar a praticar; é de exemplos assim que precisamos ver todos os dias para mudar nossa mentalidade, nos fazer realmente humanos e dignos deste título".

São atitudes assim que deveriam figurar em nossos telejornais e não uma enxurrada abundante de sangue, desgraças e tragédias, tão exploradas à exaustão pela mídia que chegam a causar nojo, repulsa e raiva pela repetitividade e pela exploração da desgraça alheia com o puro e simples objetivo de... AUDIÊNCIA.

Infelizmente somos um povo em que boa parte de nós é CABRESTEADO consciente ou inconscientemente pelo que vemos e ouvimos. Aceitamos as tragédias que vemos noticiadas como se fosse algo mais normal do mundo. Achamos o humor moderno divertido quando na verdade sabemos que no fundo tudo se repete em cima de temas como sexualidade (tratada de forma muitas vezes chula, vulgar e estereotipada), pessoas em situação de vulnerabilidade social (muitas vezes ridicularizando seu modo de vida e suas condições), idosos (muitas vezes representados de forma desrespeitosa) e sátiras políticas que se utilizam de personagens e roteiros tão excessivamente repetidos que já se tornaram desgastados e insossos.

Alguém já viu cenas iguais às do vídeo acima aqui no Brasil? São raríssimas, não é? E depois dizem que o brasileiro é um povo hospitaleiro. Será? Com quem? Pelo visto o povo brasileiro não é tão "hospitaleiro" assim consigo mesmo, salvo raras exceções. 

Também não adianta só ficar reclamando, cobrando atitudes, apontando o erro e ficar aí, parado, sem fazer absolutamente nada. O que se precisa mesmo são de ATITUDES que mudem o jeito de pensar, de agir, de ver o outro.

Não se iluda, caro leitor deste blog! O Macagnan não vai mudar o mundo sozinho com uma única postagem. O mundo só vai mudar quando nós decidirmos e dissermos para nós mesmos: "- Eu vou mudar, nem que seja um pouquinho por dia e me tornar uma pessoa digna de ser chamada de SER HUMANO".

Falando em ser humano, encerro este desabafo com um vídeo de Roberto Carlos. E a música não poderia ser outra: "Seres humanos":




Bom, pessoal. Por hoje é só! Até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá!
    Obrigado pela visita no Cynical-b! Espero que tenha gostado e que volte!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Falcão!
    Não consegui resistir. Cercados de tantas notícias ruins, tantas tragédias, a banalização do mal e a inversão de valores que nos cercam, este seu vídeo foi ao mesmo tempo um "banho reconfortante" e ao mesmo tempo um "tapa na cara" na pseudo-generosidade e hospitalidade de fachada e outras qualidades semelhantes a esta. Tive que passar adiante! Obrigado por trazer ao nosso conhecimento esse vídeo fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Estamos aí pra isso! Cansa mesmo ver tanta banalização na Internet, e pior ainda, ver as pessoas fazendo 'graça' com isso!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Google+