segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atari 2600 Parte 1 - A chegada


Depois de uns vinte anos querendo, babando, lembrando, balançando a cabeça diante de emuladores, o Macagnan decidiu: - Vou atrás de um Atari! Meses e meses monitorando o Mercado Livre, babando em cima dos consoles e nada de achar um que estivesse em bom estado e se encaixasse no orçamento. Mas quem espera acha, eis que surge um anúncio: "Atari bem conservado. Atari cara de novo. Aparelho ligando mais com problema: na parte da antena aparece a imagem mas com chuvisco, não deve ser difícil de consertar". Bom, chuvisco na imagem sempre foi característico desse tipo de videogame devido ao tipo de saída de vídeo. Depois de fechar negócio com o vendedor, a ansiedade pela chegada do Atari. Certos dias, chegava a consultar cinco ou seis vezes a página de rastreamento de objetos nacionais dos Correios para ver onde estava e imaginava quando iria chegar. Mas, enfim, ele chegou:


Eis o Atari ali! Depois de anos de espera, enfim, cara a cara com uma verdadeira "lenda" do mundo do entretenimento.


Este é o modelo 2600S, um dos últimos fabricados no Brasil pela Polyvox (representante autorizada Atari). Difere em algumas características do Atari original:
  • Os cabos que ligam os controles ao console são ligados direto na placa mãe  e não através de conectores DB-9,
  • As chaves frontais foram remanejadas, ficando na frente uma para ligar e desligar o console, duas para selecionar e reiniciar o jogo e atrás outras três: uma para selecionar o canal da TV (3 ou 4), duas para definir o nível de dificuldade dos jogadores: fácil ou difícil,
  • Extinção da chave seletora de cores (preto e branco ou colorido),
  • Frente onde vai estampado o logotipo em plástico, incorporada à tampa superior,
  • Fonte de alimentação interna e, pra sorte do Macagnan, bivolt (naturalmente não era automática).

 Esta é a visão por cima do Atari 2600S: em cima à esquerda, a chave H-H liga-desliga, ao centro o conector, slot ou encaixe para cartucho, ao lado o botão "game select" para iniciar o jogo e à direita o botão "game reset" para reiniciar literalmente do zero o jogo.


Esta é a frente onde vai o logotipo e entra o cabo do controle do Atari. No Atari americano, esta frente era de madeira e os controles eram conectados na traseira do console via conector DB-9 fêmea.

Detalhe do conector do cartucho e dos botões "Select" e "Reset".

Detalhe da chave liga-desliga
Repararam que, acima do conector do cartucho está escrito "VIDEO COMPUTER SYSTEM" ? Ora, pombas! Se o Atari é um videogame, o que tem a ver com computador? O site ATARI.COM.BR explica um pouco disso. 

As chaves na traseira do Atari 2600S
Aqui o detalhe das chaves traseiras onde se selecionava os níveis de dificuldade e o canal na TV. A foto ficou fora de foco, é que a câmera não tinha regulagem manual de foco, mas dá pra perceber os retângulos, da esquerda para a direita: nível de dificuldade do jogador 1, nível de dificuldade do jogador 2, canal 3 - 4.


Etiqueta de identificação (pena que a câmera não conseguiu foco), onde se vê o logotipo da Atari e os seguintes dizeres: "VCS 2600 / INDÚSTRIA BRASILEIRA/ produzido na Zona Franca de Manaus". Outra etiqueta com o número de série, e abaixo "Fabricado no Brasil por POLYVOX".





Acima, os tradicionais controles CX-40 do Atari, com seu manete reto e o botão mágico vermelho.

Na próxima postagem vem o início da parte mais... animada da história. Não percam os próximos capítulos, quer dizer, as próximas postagens!

Bom, pessoal; por hoje é só! até a próxima!

9 comentários:

  1. Nossa, vejo você falando do Atari e lembro do meu super nintendo.
    Estava pensando em instalar ele, e vou fazê-lo ainda hoje.
    Que saudade de passar a tarde jogando mario, donkei kong, Mario Kart, bomberman, etc.
    Ai ai, faz tempo que nao passo por seu blog, como sempre bem escrito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Também estou de olho em um Nintendinho. Penso em comprar um logo depois de ajeitar o Atari que tá bem "usado". Conforme vai sendo "reformado", vou postar fotos e um passo-a-passo, quem sabe não possa ser útil para outros internautas? Eu adorava a série Top Gear também!

    ResponderExcluir
  3. Cara..estou com igualzinho esse aqui em csa com o trafo esquentando..mesmo quando desconecto da placa. Não há curto aparente e creio que o trafinho esteja morrendo. Ai queria comprar outro, mas nao há especificacao nenhuma nocomponente..Será que pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Doguinha, ainda não cheguei a lidar com o console, tá faltando tempo... mas tem um grupo brasileiro da Google, o Atari 2600 onde tem um pessoal muito prestativo que troca infromações e muito mais. Vale a pena dar uma passada por lá. Sei de um caso de um integrante chamado Alberto que tinha problemas semelhantes com um VG 2800 da CCE. Ele acabou trocando o trafo, os diodos retificadores e o filtro da fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não cheguei a trocar o trafo, somente os diodos e o eletrolítico.

      Excluir
  5. Blz... obrigado Ricardo..já entrei em contato pelo grupo e estão me ajudando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Doguinha, Ricardo Macagnan e a todos, estou com um atari 2600s que queima fusível um atrás do outro, gostaria de saber o que pode ser, se a troca do trafo resolve e quais suas especificações. Agradeço desde já.

      Excluir
    2. Olá, Gustavo. Pode ser o trafo em curto, algum capacitor eletrolítico com fuga de corrente, algum problema com o regulador de tensão (7805), talvez até algum curto indevido em alguma trilha da placa mãe caso tenha sofrido manutenção e, principalmente, tensão chaveada incorretamente na entrada (por exemplo, chave seletora de tensão ligada para 110v e a rede é 220v). Se tiver como testar outro trafo já dá pra isolar a origem do problema. Tem um tópico no Google Groups : https://groups.google.com/forum/#!topic/atari2600/9ZEh1BIfV4k
      que poderá ajudar. Lá tem o caso de um Atari que funciona e depois queima fusível. Creio que é o que vc precisa. Segundo o Eduardo Luccas, "O transformador original do Atari é um de 9-0-9 volts x 500 mA (0,5 A)." Espero que isso lhe ajude!

      Excluir
  6. ola amigos e amigas quem tiver interesse em comprar video games antigos como atari sega saturno super nintendo etc brinquedos antigos som e radioe dvds de novelas series densenhos antigas mande email para dvdsantigos@hotmail.com temos muita coisa e aceitamos encomendas de muita coisas antiga quem esta a procura de algo mande email pra nosabraços a todos
    nosso face: http://www.facebook.com/dvdsraros.antigos

    ResponderExcluir

Google+