segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

chave hotel - parte 2

Retomando a postagem anterior, vamos à uma das partes essenciais da nossa instalação: o interruptor! É ele que fará todo o trabalho que queremos. Antes de prosseguirmos fica aqui um aviso importante (pelo menos para o Macagnan):


AQUI O MACAGNAN ENSINA COMO FAZER MAS NÃO SE RESPONSABILIZA POR ALGUM DANO OU SUSTO DECORRENTE DE ALGUM ERRO COMETIDO DURANTE A MODIFICAÇÃO OU FALHA NA INSTALAÇÃO ELÉTRICA EXISTENTE. SÓ FAÇA MODIFICAÇÕES NA REDE ELÉTRICA SE REALMENTE SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO, CASO CONTRÁRIO CONTATE UM ELETRICISTA DE CONFIANÇA.

Os interruptores utilizados para esta função são diferentes dos interruptores normais usados para ligar e desligar uma lâmpada. São chamados de interruptores paralelos ou three way. Compare os dois tipos:
interruptor paralelo



interruptor simples
Observe que na parte traseira (contrária à tecla), o interruptor paralelo tem três contatos (por isso o nome three way - três vias) e o interruptor simples tem somente dois contatos. Isso faz com que o interruptor simples permita a passagem da corrente elétrica somente com a tecla abaixada em uma única posição. já o interruptor paralelo permite a passagem da corrente  ora em uma posição ora em outra. Imagine o interior do interruptor como uma gangorra que vai apoiada no contato central do mesmo e o(s) contato(s) como sendo o ponto onde a gangorra toca o chão. Vamos convencionar que o fio fase  está conectado ao contato central dos dois interruptores. Observe nos diagramas abaixo como ocorre a passagem da corrente dentro dos interruptores:


No interruptor simples a linha inclinada, que representa o contato móvel interno, só permite a passagem de corrente em uma posição, Já no interruptor paralelo, a corrente passa ora em uma ora em outra posição, não existindo nesse modelo uma posição em que a corrente elétrica seja interrompida. Aqui chegamos ao coração do sistema: se ligamos o fio fase no contato central de um interruptor paralelo, ligarmos os dois contatos restantes do interruptor aos outros dois contatos de outro interruptor e o terminal central deste segundo interruptor a uma lâmpada, chegaremos a uma combinação que só permitirá acender a lâmpada se os dois interruptores permitirem a passagem da corrente elétrica, o que só ocorrerá se os dois interruptores estiverem com os mesmos contatos ligados ao contato central. Caso contrário, não haverá passagem de corrente pelo circuito. Observemos abaixo o diagrama completo da ligação:

diagrama de ligação dos interruptores


Vejamos como seriam as ligações "físicas" deste circuito elétrico:

representação física do circuito

Vamos analisar o circuito acima e seguir o caminho percorrido pela corrente elétrica: um fio fase vem da rede geral e entra no contato central do primeiro interruptor paralelo. Deste mesmo interruptor saem dois fios que chamaremos de "ponte", dos contatos externos do primeiro interruptor e irão conectar-se aos contatos externos do segundo interruptor paralelo. Do contato central do segundo interruptor sairá um fio que será ligado a um dos contatos do soquete da lâmpada. Do outro contato do soquete da lâmpada sairá um fio que será ligado diretamente ao fio neutro da rede geral. Observando o diagrama, fica fácil deduzir que a lâmpada só acenderá quando os contatos internos móveis dos dois interruptores estiverem posicionados nos contatos interligados pelo mesmo fio de "ponte".

É possível acionar mais de uma lâmpada com este sistema, respeitando os limites de carga suportados pelos componentes (amperagem suportada pelos fios e pelos interruptores). Na figura seguinte mostramos o diaggrama de um circuito alimentando duas lâmpadas ligadas em paralelo. Observe que na ligação em paralelo um dos fios de cada lâmpada é ligado junto aos outros no mesmo fio que sai do contato central do segundo interruptor e o outro fio vai ligado ao fio neutro:


diagrama da ligação de lâmpadas em paralelo


E na figura seguinte, as ligações "físicas":

representação física do circuito com lâmpadas em paralelo

Bem, era isso! Não esqueça de isolar as partes expostas que ficarão energizadas (emendas de fios, por exemplo) com fita isolante de boa qualidade, organizar bem os fios dos interruptores dentro de suas caixas para que não causem curto-circuito ao serem fechadas, verificar se não há nada que possa causar curto-circuito, se as ligações foram feitas corretamente (eu sei que pode parecer burrice mas, acredite, esta atitude já me salvou de sérias encrencas). Só então religue a energia e confira se a lâmpada liga e desliga usando-se os dois interruptores. Caso ocorra funcionamento diferente do esperado, desligue a energia e revise o circuito. Se o circuito estiver correto, chame um eletricista de confiança pois poderá haver outro(s) problema(s) na instalação elétrica.

Bom, pessoal! por hoje é só! Até o próximo!

(Em 27 de janeiro de 2013)

Após vários pedidos, estou acrescentado à esta postagem os esquemas para ligar duas lâmpadas de forma independente (acionando-se uma ou outra, ou até as duas ao mesmo tempo, cada uma controlada pelo seu próprio par de interruptor:

Clique para aumentar
Aos internautas D'Almeida e Igreja Vida para Todos, obrigado pela sugestão! Espero que possa lhes ajudar.

15 comentários:

  1. Grande Macagnan!!! tudo bem? essa de "chave hotel" é nova pra mim, conhecia apenas como parelelo...
    Tô com um blog tambem, sobre as viagens de bike que faço de vez em quando... tá meio crú ainda, mas assim que forem saindo novas viagens, vou postando... passa po lá http://meupedal.blogspot.com/

    abração

    ResponderExcluir
  2. Grande Daniel! Chave hotel é, na verdade, o nome popular dado a esta instalação. Parabéns pelo blog! E que venham muitos km e histórias pela frente!

    ResponderExcluir
  3. Olá Macagnan! Gostei do seu post, muito bem explicado, de fácil compreensão, parabéns! Acho essa chave hotel uma grande sacada, faço uso dela aqui em casa... devido à uma necessidade recente surgiu uma dúvida, posso usar "dimmer" nessa instalação?
    Grato,
    Rogério

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rogério! Nunca tentei mas deve dar certo ligando o "dimmer" em série com a lâmpada (no fio que vai no contato central do interruptor e não nos fios que fazem "ponte" entre um e outro interruptor). Daí fica a teu encargo ver onde fica melhor o "dimmer": antes do fio fase entrar no primeiro interruptor ou após o segundo interruptor e antes de entrar na lâmpada (o que eu recomendaria). Se fizer, poste para dizer se deu certo ou não. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Gostei de ter encontra com facilidade o desenho com o esquema da ligação paralelo. Tem uma dessas na sala do apto que moro, e estou tentando instalar um ventilador de teto daqueles com cordinha tipo liga e desliga. Como eu faço nesse caso do paralelo?

    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pradasso! se a sua ideia é a de acionar o ventilador através do mesmo sistema, o mesmo deve ser ligado como a lâmpada (um fio no pólo central do interruptor de chegada e o outro fio no neutro da rede elétrica). É possível ligar o ventilador e a lâmpada juntos, fazendo a mesma ligação em paralelo mostrada no desenho com duas lâmpadas. Importante também verificar se a amperagem consumida pelo ventilador e pela lâmpada não irão ultrapassar a amperagem máxima suportada pelo interruptor e pelos fios. Em caso de dúvidas, consulte um eletricista de confiança para determinar que fio usar. Mas se você quer ligar o ventilador independente do sistema de ligação paralela, basta ligar um fio no pólo central do interruptor onde vai ligado o fase da rede e o outro fio no neutro da rede elétrica (o inverso do circuito anterior). Boa sorte, Pradasso!

    ResponderExcluir
  7. Tenho UM interruptor de duas teclas paralelas.

    E dois interruptores de uma tecla paralelo cada.

    Preciso ligar duas lâmpadas independentemente com estes interruptores.

    Por exemplo, com o interruptor de duas teclas, cada tecla vai ligar/desligar uma lâmpada.

    Como fazer o paralelo com os outros dois interruptores que tem uma tecla cada ?

    Lembrando que, cada lâmpada será acionada independentemente por um conjunto(uma tecla do interruptor duplo com a tecla do interruptor de uma tecla - pronto e a outra tecla do interruptor duplo com tecla do outro interruptor de uma tecla).

    ResponderExcluir
  8. Olá, Igreja Vida para Todos! É simples! Provavelment o interruptor de duas teclas tem duas fileiras de três contatos atrás, que na verdade são duas teclas "empilhadas" uma em cima da outra e isoladas entre si. Pensando desse modo fica mais fácil de se fazer as ligações. Vamos convencionar que nos contatos que ficam no meio iremos passar o fio fase. Podemos descascar um pedaço de fio suficiente para passar nos dois parafusos do meio da chave. Pronto, já temos o fio fase instalado. Agora restaram os contatos laterais. A estes contatos vão ligados os fios de "ponte". Em caso de dúvida, olhe nas teclas; entre elas há uma divisão que delimita os interruptores. Para cada um desses contatos laterais de uma tecla vão os dois fios de "ponte" para os outros dois contatos laterais do interruptor paralelo de tecla simples e assim também para o outro interruptor de tecla simples. Assim você utiliza apenas um fio fase para alimentar as lâmpadas usa dois pares de fios para a "ponte" até os outros dois interruptores de uma tecla só. O soquete da lâmpada vai ligado através de um fio ligado ao contato central do interruptor de uma tecla e o outro fio do soquete vai ligado ao neutro da rede de energia. Não se apavore, o interruptor de duas teclas na verdade são dois interruptores num conjunto só. O modo de ligação é o mesmo e só se repete para cada interruptor. Em caso de dúvidas, consulte um eletricista de confiança, não exponha-se a riscos! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Olá, conheci o seu blog pesquisando na rede a dúvida que especifico abaixo, espero que ajude a resolver.

    Tenho uma instalação three way na minha sala e que é remanescente do antigo morador. Por necessidade estética e funcional coloquei duas lâmpadas onde antes só havia uma, entretanto para utilizar a energia com mais racionalidade gostaria de que essas lâmpadas continuassem no sistema three way mas que funcionassem de modo independente. como posso fazer isso utilizando a base do sistema já instalado. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, D'Almeida. Para acionar as duas lâmpadas independentemente pelo sistema three way, você teria que substituir os interruptores de uma tecla por interruptores de duas teclas, paralelos. O fio fase que inicia o circuito (fase que desce da rede e entra no primeiro interruptor) pode fazer uma "ponte" entre o pino central dos dois interruptores, dispensando outro fio fase baixado da rede. Daí para frente, é só duplicar as "pontes" (fios amarelos nas figuras) entre os interruptores, cuidando para que o par de fios "ponte" ligue os mesmos interruptores. Lá na outra ponta do circuito, você sai com o fio que é ligado no pino central do interruptor para uma lâmpada e o mesmo fio que sai do outro interruptor, para a outra lâmpada. Na verdade, você terá dois circuitos idênticos passando pelo mesmo caminho, compartilhando apenas o mesmo fio fase que irá alimentar os dois circuitos. Vou postar aqui os desenhos de como se faz, é só o tempo de eu os editar!

      Excluir
  10. Olá, quero colocar dois dimmer, sendo um para iluminação e outro para ventilador.
    A instalação para iluminação, tem dois interruptores, o dimmer tem apenas dois fios, como devo proceder ?
    No cado do ventilador, a instalação atual tem um reversor e uma tecla com três velocidades, ligados em um capacitor.
    Posso substituir essa tecla com três velocidades por um dimmer, e quais os fios que devo ligar do capacitor, mantenho o reversor?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ricardocorat. O dimmer vai em série com a lâmpada, ou seja, um dos fios do dimmer vai ligado ao terminal ou parafuso central do interruptor, qualquer deles. O outro terminal do dimmer pode ir para a lâmpada, neste caso o dimmer será instalado próximo à lâmpada; ou conectado ao fio fase da rede, neste caso o dimmer ficaria instalado longe da lâmpada (veja como fica melhor no seu caso). Vale a pena olhar nos manuais dos dimmers para conferir certos detalhes como: se há um fio específico para o fase e outro para a carga ou não, a potência máxima que o dimmer suporta e se o fabricante faz alguma recomendação especial sobre o dimmer.

      Agora, quanto ao ventilador, pelo que você me diz, acho que não será possível utilizar o dimmer pelo fato de existir a chave de três posições. Essa chave provavelmente deverá variar a velocidade ligando um grupo de bobinas para a velocidade baixa, outro grupo de bobinas para a velocidade média e os dois grupos em série para a velocidade máxima. O reversor provavelmente inverte a "ponta" das bobinas onde entra o fio fase da rede. O capacitor funciona como uma espécie de "bateria" que compensa momentaneamente a "sugada" de energia da rede que o motor dá na arrancada. Nesse caso seria mais recomendável procurar um conjunto de ventilador e controle já com dimmer de fábrica pois este tipo de ventilador já vem com o motor adequado para trabalhar com dimmers e não com chaveamento de bobinas. Se fosse adaptado um dimmer neste tipo de ventilador com chaves, provavelmente ocorreria o seguinte: com o botão do dimmer no início do seu curso, haveria pouca "energia" para vencer a inércia da parte móvel do ventilador. Esta ficaria vibrando sem se movimentar e essa falta de movimento causaria o aquecimento das bobinas do motor do ventilador e uma provável queima por aquecimento excessivo. Desta forma, recomendaria manter o sistema atual do ventilador ou, caso deseje, substituir por um sistema "dimmerizável" completo de fábrica, que já virá adequado para isso. E, parece besteira mas é importante: sempre leia os manuais antes de usar ou instalar qualquer aparelho. Em caso de dúvida, uma proseada com um eletricista de confiança... Boa sorte e espero ter ajudado!

      Excluir
  11. fala ricardo beleza? sou pedreiro profissional em acabamento, tinha pouco conhecimento na parte eletrica, mas com sua orientações em imagem consegui fazer toda a instalação eletrica da minha casa, estou aqui somente para agradecer. obrigado e continue esse trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Luís! Fico feliz em saber que essa matéria tem sido útil para você. Obrigado pelo seu retorno e, nem que seja aos trancos e barrancos, vou manter o blog, repassando o que também venho aprendendo. Sinta-se bem-vindo para visitar este blog quando quiser! Um grande abraço!

      Excluir