segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Chave hotel - parte 1

Bom, pessoal. Depois de um tempão sem postar absolutamente nada por aqui (ainda sem internet em casa, com um monte de reformas e modificações pra fazer e pouco "cascaio" ($$$$$$$), resolvi aproveitar e publicar aqui uma "coisa" bastante útil e relativamente simples de se fazer. Certamente vocês já viram na casa de algum conhecido aquele sistema onde se acende a lâmpada do quarto em um interruptor próximo à porta e se apaga a lâmpada em outro interruptor geralmente na cabeceira ou do lado da cama ou vice-versa (acende a lâmpada no interruptor da cama e desliga no interruptor próximo à porta). Esse sistema é popularmente conhecido como "chave hotel" (suponho que tenha este nome por te sido usado inicialmente nos corredores de hotéis onde se ligava a iluminação no início e se desligava no fim do corredor).

http://robertounicamp.blogspot.com
Inicialmente é necessário compreendermos alguns detalhes que farão toda a diferença (ou um belo curto-circuito e um susto, hehehe...) ao modificar uma instalação elétrica existente.

  1. SEMPRE DESLIGUE A ENERGIA ELÉTRICA AO MODIFICAR INSTALAÇÕES! A descarga elétrica através do corpo humano causa, na melhor das hipóteses, desconforto na área de contato e na pior das hipóteses pode causar a morte do infeliz esquecido...

  2. USE SEMPRE FERRAMENTAS ADEQUADAS E COM ISOLAMENTO ELÉTRICO ADEQUADO. Não improvise chave de fenda ou Phillips com faca, não use ferramentas com cabos sem isolação e nem substitua alicates por pinças. Lembre-se que os metais são bons condutores de energia. Não deixe emendas de fios desencapadas e procure encapá-las (ou isolá-las) com FITA ISOLANTE de qualidade. Não utilize fita crepe, fita "Durex", saco ou sacola plástica ou qualquer outra "gambiarra" do gênero.

  3. A ENERGIA ELÉTRICA TEM QUE IR E VOLTAR. Para que um circuito elétrico funcione é necessário que a energia elétrica tenha um caminho onde ela chegue até onde deve. A este caminho de chegada chamamos de FIO FASE, que equivaleria a um cano de água cheio chegando à nossa casa. é necessário também um circuito onde a energia possa retornar ao gerador depois de executar o seu trabalho. A este caminho de saída chamamos FIO NEUTRO, que equivaleria a um cano de esgoto por onde retornaria a água já utilizada. Vamos guardar bem este conceito de fio fase e neutro, será importante!

  4. TENHA SEMPRE EM MÃOS OS MATERIAIS QUE IRÁ UTILIZAR. Existe o risco de algum "fuçologista" ou "engraçadinho" alterar algo durante nossa ausência sem que percebamos. A consequência disso você já sabe...

  5. MANTENHA AS DUAS MÃOS SEMPRE NO MESMO LUGAR ONDE ESTÁ TRABALHANDO. Jamais, por exemplo, substitua uma tomada segurando pelos seus fios. Segure o corpo da tomada com uma mão e solte o fio com a chave apropriada com a outra mão. Assim você evita a possibilidade de levar um choque.

Chave-teste
Uma ferramenta importante na fase inicial da modificação da instalação será a Chave-teste; será com ela que iremos descobrir o fio fase antes de desligarmos a rede elétrica. A chave-teste compóe-se da parte metálica de uma chave de fenda normal onde vão ligados em série um resistor de alto valor ohmico e uma lâmpada neon miniatura e termina em um clip atarraxado a uma tampa metálica. Estando a rede elétrica ligada, ao encostarmos a chave-teste em uma parte desencapada do fio e encostarmos um dedo na tampa metálica da chave, observamos se a lâmpada neon se acende dentro do cabo. Caso acenda, este fio é o fio fase. Caso não acenda, é o fio neutro ou, caso exista, o fio terra geralmente de cor verde. A chave-teste não dá choque porque o resistor reduz drasticamente a corrente, deixando o suficiente para a lâmpada acender sem que sintamos algum choque. Caso leve um choque ao manusear uma chave-teste, INUTILIZE-A,  abrindo o cabo e retirando a lâmpada e o resistor de dentro. Desta forma você elimina o risco de acidente com uma ferramenta defeituosa e ganha uma chave de fenda comum. Descoberto o fio fase, marque o de alguma forma para que saibamos quem ele é.

Na próxima postagem vamos conhecer outra parte fundamental nesta instalação: o interruptor paralelo ou three way.

Bom, pessoal, por hoje é só. Até a próxima!

Um comentário:

Google+