quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As pessoas fantásticas

Bom, talvez depois deste o Macagnan demore um pouco mais para postar. Estão ocorrendo algumas mudanças na rotina e ficarei sem acesso à internet por uns tempos. Quem sabe não seja a oportunidade de visitar as postagens mais velhas e deixar seu comentário, a sua opinião? Mas antes de "desaparecer do pedaço por uns tempos", deixo aqui uma postagem da qual só tinha a ideia principal. As palavras que se seguem não foram escolhidas ou premeditadas.

Talvez você ache estranho o título desta postagem. Talvez ao falar de pessoas fantásticas nos venha à mente a imagem de um super-heroi ou algum personagem do cinema ou televisão. E se o Macagnan dissesse que ainda existem pessoas assim, de verdade! Pois acredite, elas existem. São raríssimos exemplares mas ainda existem. Não espere encontrá-las vestidas como super-herois ou com superpoderes. estas pessoas se vestem, vivem e agem como pessoas comuns. Muitas vezes estão do nosso lado. E se você perguntar a elas se são pessoas fantásticas, certamente lhe dirão que não são. Não que seja por falsa modéstia ou humildade encenada mas porque realmente não sabem que são. Em um mundo que estamos tão acostumados a ver o lado negro, ruim e corrompido do ser humano, onde uma promessa feita verbalmente pode ser desfeita sem nenhum remorso e muito bem justificada, onde mesmo compromissos sacramentados em papel e regulamentados por lei podem ser anulados e revertidos com brechas nesta mesma lei ou a toque de caixa, fica difícil acreditar que existam pessoas que acreditem e façam cumprir sua palavra. (Tá em falta gente assim em Brasília). Estamos tão acostumados a vermos em horário nobre (diga-se de passagem certas novelas exibidas por algumas emissoras) a exposição daquilo que nossos pais julgavam ser inadequado para nós como algo banal. Estas pessoas fantásticas certamente sentem-se desconfortadas ao verem estas coisas, pensam nos filhos, sobrinhos vendo as mesmas cenas ("que educação vai se ter assistindo uma coisa destas!" certamente pensarão) e sentem-se impotentes primeiro por serem poucos e depois, a grande massa aceita aquilo como algo normal. Por outro lado, essas pessoas fantásticas são por sua própria natureza generosas, sinceras e leais mas não gostam de serem enganadas ou de se sentirem usadas para algo anti-ético. Nesta hora a pessoa fantástica demonstra seu senso de equilíbrio e justiça defendendo-se e tentando evitar que as pessoas mais próximas sejam vítimas.

Pessoas fantásticas não são obra do acaso, não surgem da noite para o dia. Pessoas fantásticas têm raízes familiares plantadas em valores passados informalmente de geração para geração mas nem todos componentes de uma geração são capazes de incorporar em sua personalidade estes valores. Pessoas fantásticas vêm de famílias fantásticas que aparentam ser tão comuns como a nossa. Muitas vezes estas famílias não tem muito o que oferecer em termos materiais, porém têm em seu seio o maior tesouro que jamais poderá ser roubado: a honestidade, senso de moral e a sabedoria quase que instintiva para lidar com o mundo.

Pessoas fantásticas podem ser, às vezes, difíceis de serem acessadas. De tanto verem o lado mau do mundo, tornam-se precavidas. Mas quando se estabelece uma relação de confiança com uma pessoa fantástica, tem-se um amigo fiel ao nosso lado, pronto a nos estender a mão quando precisarmos e enquanto não se romper esta relação de confiança.

Pensem nisso, descubram as pessoas fantásticas que os cercam e, se o seu coração disser: "Eu quero ser uma pessoa fantástica", saiba que você pode ser uma, desde que realmente queira e esteja preparado para mudar alguns costumes e pensamentos; tornando parte da sua vida o "jeito fantástico de ser". E acima de tudo, tenha paciência e perseverança. Tudo tem um tempo certo para acontecer; mas não faça desta frase uma desculpa para acomodar-se e esperar que tudo aconteça sem a nossa ação.

Bom, pessoal! Por hoje é só. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Parbéns pela postagem Macagnan.Compartilho a msma idéia e complemento dizendo que você é uma pessoa fantástica, um grande amigo que sempre está próximo em todos os momentos difíceis. E quanto às mudanças, elas são necessárias para atingirmos a felicidade.
    Um grande abraço d'Isma

    ResponderExcluir

Google+