sexta-feira, 2 de abril de 2010

Um dia de fúria

Ultimamente tenho assistido muito pouca televisão. Não tem muita coisa que se preste para ser vista. E a cada vez que ligamos o aparelho de TV acabamos assistindo cada coisa que, ao menos a mim, deixa qualquer um com uma irritação imensa (em outras palavaras, MUITA RAIVA)! Quer um exemplo? Dois dias atrás (30 de março de 2010) terminou a edição número 10 do programa Big Brother Brasil exibida pela Rede Globo. A intenção é de passar aos espectadores como é a rotina de uma casa em tempo real. Não me lembro exatamente em que data aconteceu mas me chamou a atenção o acontecido:

Foram ao ar algumas cenas em que alguns Brothers comentavam alguma coisa sobre seguir um script dentro da casa, insinuando que o comportamento lá tinha suas "regras ocultas", um script a ser seguido. Lembro-me ainda de ter visto o apresentador Pedro Bial visivelmente desconfortado com esta colocação e tentar disfarçar com alguma brincadeira este assunto. Até hoje me pergunto: será que era verdade aquilo para Pedro Bial tentar desviar tão rapidamente o assunto? E vamos combinar, além de se utilizar de muito sensacionalismo (lembra do caso dos "punzinhos" de uma das Sisters?), Bial flerta descaradamente com o lado feminino da casa. Dirão vocês que isto faz parte do seu trabalho mas, será esta uma atitude sadia para um pai de família que tem filhos? Veja na Wikipedia um pouco da vida dele e tire suas conclusões. A propósito, vocês nunca tiveram curiosidade de saber de onde veio a ideia do BBB?

Vamos agora ao caso Isabela Nardoni. Na Wikipedia há uma compilação muito boa de informações e notícias sobre este caso. Para quem não lembra, este foi o caso da menina que foi atirada do sexto andar do edifício onde morava com o pai e a madrasta e mexeu com os nervos do Brasil inteiro. Após quase dois anos finalmente os culpados foram condenados em primeira instância. E eu pergunto: e os outros casos de violência contra crianças que também foram notícia, alguém ouviu falar novamente? Sim, lembro-me de que ocorreu um caso similar ao de Isabela pouco tempo depois e não teve a mesma repercussão. O que nos leva à seguinte questão: O que havia de especial neste caso que chamou a atenção? A atrocidade do crime? Tenho minhas dúvidas, há tantos outros crimes contra crianças ainda mais brutais que sequer chegam a ser veiculados na imprensa regional. Quer outro exemplo? o caso João Hélio, do menino que foi arrastado pelo cinto de segurança que ficou do lado de fora do carro da família que acabara de ser assaltado. Alguém sabe o que aconteceu? Também na época falou-se muito na TV sobre o tipo de influência que notícias assim teriam sobre crianças, falou-se também em preservar-se as crianças deste tipo de assunto. Mas, como preservar se a todo momento, desde manhã até a noite pipocavam as notícias a respeito? Tenham santa paciência, estão achado que o Macagnan é trouxa! Como preservar as crianças da exposição destas notícias se não pararam de veiculá-las! Desse jeito só desligando a TV!

Mais recentemente, o caso das pulseiras coloridas: simples pulseiras de silicone usadas meramente como adornos têm se tornado grande perigo para quem as usa. Não por causa do material com que são feitas mas pela simbologia atribuida às cores das mesmas. Tudo por causa de um jogo chamado "SNAP", de origem inglesa, no qual o objetivo é o seguinte:  ao ser rompida uma pulseira, quem a rompeu tem o "direito" de receber a "retribuição" de acordo com o significado das cores.  Isto foi levado a público pelo jornal The Sun, junto com a descrição do significado de cada cor :


» Amarela – dar um abraço no rapaz;
» Laranja – significa uma “dentadinha do amor”;
» Roxa – já dá direito a um beijo com língua;
» Cor-de-rosa – a menina tem de lhe mostrar o seio;
» Vermelha – tem de lhe fazer uma lap dance (dança erótica);
» Azul – fazer sexo oral praticado pela menina;
» Verde – é a dos chupões no pescoço;
» Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
» Dourada – fazer todos citados acima ou sexo oral simultâneo;
» Listrada– sexo na posição “frango assado”;
» Grená – Sexo anal sem lubrificante;
» Transparente – sexo com parentes consanguíneos;
» Marrom – Sexo escatológico;



Quer isto seja um jogo ou não, já tem causado acontecimentos animalescos como este aqui.
O Macagnan pensa o seguinte: somente ACÉFALOS (não é justo que chamemos de pessoas) ou mal resolvidos sexualmente fazem-se valer deste jogo para conseguirem o que querem. Pessoas em sã consciência teriam mais criatividade para atingirem o mesmo objetivo. Quem se defende justificando um crime (ou mais de um) com essa ASNICE de códigos de cores das pulseiras tem mais é que ser julgado com toda rigorosidade possível e cumprir sua sentença em regime fechado. Por outro lado, é uma infeliz constatação de que este tipo de pessoa que comete estes atos não tem nenhum traço de caráter próprio, simplesmente vai na onda do que está na moda e não pensa nas consequencias de seus atos.

E a última de hoje vem de Brasília (para variar): o Governo Federal vai lançar campanha para incentivar o uso da camisinha e incentivar o exame de HIV para famílias de baixa renda beneficiárias do Programa Bolsa Família. Veja aqui, na página do Ministério do Desenvolvimento Social. O Macagnan pensa da seguinte maneira: em primeiro lugar, todos sabem que a Saúde Pública brasileira, apesar dos avanços, não consegue suprir por completo as necessidades de quem o procura (faltam verbas, médicos, medicações, recursos humanos para os atendimentos). Se não tem verba suficiente para isso, o que dirá de centenas, milhares de exames de HIV... E fica no ar a desagradável impressão que o Governo Federal não tem ideia de onde gastar verbas em algo mais necessário e fica investindo em algo que pode render-lhe votos, já que estamos em ano eleitoral (2010). Fica no ar também a impressão de que quem é beneficiário de Programas Sociais não tem capacidade para cuidar de si mesmo. Ou será que estou exagerando?

Bom, pessoal; por hoje é só. Até o próximo e Boa Páscoa!

Um comentário:

  1. Não foi minha 'zidéia' não =P quem dera... foi essa moça aqui ó: http://www.youtube.com/user/CourtneyWoolsey#p/u/2/dpckX8-jNgg eu ainda estou aprendendo a fazer esse tipo de montagem. Coloquei no blog só pra eu não desanimar.. pq não é fácil rs quando eu conseguir (se tiver coragem) eu posto aqui tbm =P abrs

    ResponderExcluir

Google+