quinta-feira, 11 de março de 2010

CD Player caseiro DIY - final

Êba, chegamos no final (quase, hehehe...) deste passo-a-passo. Desta vez vamos selecionar e instalar o drive de CD no nosso CD Player. Bom, se você parou na postagem anterior e não tem ou não quiser usar o drive de CD, você já tem uma caixa de som ativa.

O drive de CD usado é igual a este na foto: um drive que tenha saída para fones de ouvido e dois botões na frente. Um dos botões abre e fecha o drive e o outro inicia a execução do CD ou passa para a faixa seguinte. Perto dos botões e acima do Led frontal tem um buraquinho que parece não servir para nada. Parece, né? Mas não; é um buraquinho super importante. Quer saber o porquê? Pense na seguinte situação: você acaba de desligar o seu computador e só então lembra que aquele seu CD ou DVD preferido ficou dentro do drive. E agora, como tirar de lá? Ligar o computador vai demorar muito. Faça assim, do jeito que o Macagnan vai ensinar: pegue um clipe de papel ou um pedaço de arame fino, deixe-o reto (na medida do possível) e insira com calma no tal buraco até sentir que bateu em algo. Então force com cuidado e de repente... a bandeja do drive vai ceder e abrir. Esta é a função deste buraco que faz parte do mecanismo ejetor de emergência.

Poderíamos ligar aqui um fone de ouvido e eliminar a postagem anterior, tendo assim um CD Player pessoal ou até ligar o cabo de áudio aqui na saída de fones de ouvido e teríamos o CD Player proposto mas, convenhamos, é horrível a visão de um cabo de áudio pendurado na frente de um aparelho mesmo que seja DIY. É aqui que entra em ação aquele cabo de áudio cinza que soldamos na placa da caixa de som. Vejamos na foto as conexões a serem feitas:

À direita temos o encaixe para o conector Molex que irá alimentar o drive. Este conector só se encaixa em uma posição (geralmente os chanfros em dois cantos se encaixam no drive voltados para cima) portanto é quase impossível ligá-lo invertido. Já o encaixe à esquerda receberá o conector de áudio. Este conector pode ser encaixado de qualquer forma já que os cabos que conduzem o áudio ficam nas extremidades. Bom, feitas estas conexões, podemos já testar o nosso aparelho. Antes de ligar, revise se tudo está em ordem, tenha em mãos um CD de áudio. Ligue a ou as chaves, ligue o circuito de som, dê volume, abra o drive de CD, coloque-o, feche, aperte o "play", depois que a música surgir, experimente passar para outras faixas e finalmente você fez o seu próprio CD Player! Parabéns!

Como o Macagnan prometeu, aí vão as fotos do "CD Player do Macagnan". Dá pra notar que em matéria de marcenaria tiro nota zero com honra! Vamos lá:


Esta é a cara do CD Player (tosquinha, né? A madeira foi toda cortada com serrinha de ferro e uma faca velha). Vamos olhar mais de perto cada parte dele.


Os alto-falantes da caixa de som se livraram daquela caixa apertada e vieram parar na tampa superior:


Vamos olhar a "traseira" (com o devido respeito, né?)...


Vamos olhar mais de perto para ver os itens instalados na traseira:


Por dentro do CD Player, mostrando a disposição geral dos equipamentos:


Vamos olhar melhor, por partes. Começamos com a fonte de alimentação que desmontamos:


O circuito de som, o ventilador frontal, os leds e os fios que vão para os alto-falantes:


A traseira do drive de CD com as conexões de energia e áudio:


O Macagnan lembra que não se responsabiliza por estouros, danos, fumaças decorrentes desta experiência. Para mim funcionou e o aparelho continua funcionando até hoje. O Macagnan recomenda ainda que: "EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE UM TÉCNICO DE SUA CONFIANÇA" e "SEMPRE ISOLE TODA E QUALQUER CONEXÃO QUE SERÁ OU PODERÁ SER ENERGIZADA".

Bom, pessoal, é isso! Comentem, opinem, deem ideias... E até o próximo, pessoal!

8 comentários:

  1. Nossa, muito bem bolado hein??

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Xande!

    Ele não reproduz MP3 pelo fato de o circuito de áudio existente no drive de CD só reconhecer CDs de áudio. Para tocar MP3 haveria necessidade de mais hardware. Caso queira mesmo um MP3 Player caseiro, existem pela internet projetos que reaproveitam computadore s obsoletos para isso. Tem um exemplo aqui: http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=40349&view=previous

    ResponderExcluir
  3. legal, mas se colocar uns alto falantes de 4'' iria ficar mais massa!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Matheus, a qualidade do som seria maior. Pena que não é tão fácil achar alto-falantes deste tamanho para 1 Watt RMS de potência, que é a potência original dos alto-falantes da caixa de som.

    ResponderExcluir
  5. eu vi uma plantinha ai no fumdo....

    ResponderExcluir
  6. eu vi uma plantinha ai no fundo....
    projeto legal....

    ResponderExcluir

Google+