quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tem novidade na área!

Depois de muito pesquisar na Internet (mentira, foi só meia hora...) e testar um monte de vezes os códigos sugeridos, achei resposta para uma pergunta que me atormentava já a algum tempo. Quem já não passou pelo apuro de ter que imprimir uma página da Internet exatamente como estava na tela? E como fazer?

Alt + PrtScr (Print Screen) e depois colar em um programa como o Paint da Microsoft ou outro similar? Até funciona, desde que o que queiramos imprimir caiba dentro da área de desenho...
Selecionar tudo, copiar e depois colar em um editor de textos nem sempre dá certo (geralmente não dá e é frustrante ficar arrumando a página depois de colar). Fotografar a página com câmera digital e "descarregar" a foto é comédia, né?

Calma, seus problemas acabaram! Abra uma nova aba ou janela em seu navegador e vá até o site Print Friendly! Logo no topo da página você encontrará uma caixa de texto escrita "enter a url". Pra não dizer que o Macagnan não facilita as coisas, volte à aba ou janela em que está a página que você quer imprimir, dê três cliques (isso mesmo, três cliques) na barra de endereços (é aquela aba onde está escrito "http://www.xyz.com.br" (isto é só um exemplo, use no lugar o endereço da página a imprimir). Pressione Control + C ou clique no texto selecionado com o botão direito do mouse, selecione a opção "Copiar" e cole ali sobre a mensagem "enter a url". Após, clique em "Print preview" e após alguns segundos você será redirecionado para outra tela com as opções "Print", "PDF", "e-mail", "Tweet", "undo" e o botão de seleção "delete images".

O botão "Print" abre a caixa de diálogo "Imprimir" onde podemos ou não imprimir na nossa impressora a página. Abre-se também uma janela "Printing your page" onde há um link azul de nome "re-send". Através deste link você pode imprimir novamente a sua página.

O botão "PDF" abre uma janela "Generating your PDF" e uma mensagem que diz: (tradução) "Espere um segundo... Uma janela aparecerá perguntando a você para abrir ou salvar seu (arquivo) PDF. Isto normalmente toma de cinco a dez segundos". Abre-se então a janela "Abrir" e as opções "Abrir com o (programa padrão para abrir arquivos pdf)" e "Download." Deste ponto em diante é com você: abrir o arquivo criado com o programa padrão ou realizar o "download" do mesmo.

O botão "e-mail" abre o Outlook Express ou programa similar e prepara o arquivo para ser enviado por e-mail.

O botão "tweet" é responsável por publicar sua criação no site "Twitter". Como ainda não possuo conta lá, não saberei dizer o que acontece daí para diante...

O botão "undo" é o nosso velho conhecido "Desfazer" que já me livrou de muitas "furadas".

O botão de seleção "delete images" remove as imagens e mantém apenas o texto todo da página. Clique uma vez sobre ele para remover e outra vez para trazer de volta as imagens.

Acha que acabou? Não, tem mais... Ao passar o ponteiro do mouse sobre uma imagem ou um parágrafo, temos a opção de deletá-lo(a). Se desistir, "undo"...

Há também a opção "Get the bookmarklet", para adicionar o Print Friendly ao seu navegador. Clicando no link "instructions", abre-se uma tela onde é ensinado como adicionar o Print Friendly ao navegador. No Internet Explorer, deve-se clicar com o botão direito do mouse e selecionar com o esquerdo a opção "Adicionar aos Favoritos", responder "sim" a um eventual alerta de segurança e depois adicioná-lo na lista de Favoritos ou pasta existente nos Favoritos. Já no Firefox, Chrome e Safari, clique e arraste o botão para a barra de ferramentas do navegador.

E agora a grande novidade: no Blog do Macagnan você não precisa fazer estes malabarismos todos para colecionar seus posts preferidos! Isto tudo graças ao botão "Print / PDF" no final de cada postagem, que é outro recurso oferecido pelo Print Friendly. Você consegue um botão desses para colocar em seu blog ou site clicando no botão "get your button". Siga os passos:

1. Selecione o tipo de site: , ou ;
2. Escolha o botão: escolha entre os seis modelos predefinidos ou "Link de texto ou use seu próprio botão".
3. Pegue o código: copie o código gerado e cole nas páginas onde quer que apareça o botão. No caso do Blogger, pesquisando na internet, encontrei uma sugestão para colar este código logo após a linha:

div class='post-footer'

Para isso, faça da seguinte maneira: selecione e copie o texto acima, vá em "Painel", "Layout", "Editar HTML", clique em "Expandir modelos de widgets". Clique na barra de menus do navegador no menu "Editar", "Localizar", cole o texto acima e tecle "Enter". Vá até o final da linha e tecle "Enter" novamente. Vá à página onde está o código do botão, copie-o e cole-o após a linha que localizamos anteriormente. Desta forma, todos os posts terão o botão "Print / PDF".

Ah, antes que eu me esqueça, eu usei o Mozilla Firefox para descrever este passo-a-passo. Pode ser que em outros navegadores alguma coisa seja diferente...

Bom, por hoje é só! Até o próximo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+