quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"Pro Linux fiant omnia"


Calma, não se assustem! O título quer dizer "Pelo Linux faça-se tudo", mais ou menos a mesma inscrição que encontramos no brasão de muitas cidades brasileiras. Não que seja fã incondicional deste sistema operacional que vem buscando cada vez mais seu espaço no mercado de softwares. Mas sim que nesta semana (23 a 27 de Novembro de 2009) estive com vários e várias (eu juro que me comportei...) colegas em uma capacitação para Multiplicadores de Telecentros promovida pelo Ministério da Educação no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. Estávamos em doze pessoas representando a região do Alto Taquari e região Noroeste Rio-Grandense. Cinco dias aprendendo sobre a função social, finalidade e funcionamento esperado de um Telecentro. Também uma capacitação básica em Linux que serviu para me fazer acreditar que é possível sobreviver fora do mundo Microsoft (tá certo, às vezes temos que abrir mão de certos "confortos" oferecidos pela "janelinha", mas nada que não possamos nos acostumar com o tempo). Os últimos dias foram direcionados à suíte Open Office, séria concorrente ao Microsoft Office (com algumas restrições, é claro; nem tudo é idêntico senão seria plágio!). O primeiro dia ocorreu no mini-auditório do Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Charqueadas, onde nos foi apresentado um pouco dos recursos existentes no Instituto. Após conhecemos as salas de aula do Instituto. A partir do segundo dia, as aulas foram na Escola São Miguel, no bairro de mesmo nome, onde há um Telecentro. Estiveram conosco os instrutores do IFSRG Marcelo, Rafael e Fabiano, que repartiram conosco um pouco de seu saber.

A grande lição que sai desta capacitação, na minha opinião, resumida em poucas palavras: "Pode ser difícil mas se temos pessoas dispostas junto a nós, é possível avançar".
Pra encerrar, você que é fã do Tux, o mascote do Linux, imprima, recorte e monte o seu Tux, imagem esta encontrada no Fórum Adrenaline.
Bom, pessoal! Por hoje é só, e até o próximo...

Um comentário:

  1. Bom dia :)
    Que sua semana seja repleta de coisas boas
    beijossss

    ResponderExcluir

Google+