quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Os mistérios da foto dos Beatles.

A inspiração para este post me veio ao ler uma matéria no site Terra ("Último suspiro" dos Beatles, 'Abbey Road" completa 40 anos, de Sábado, 26 de setembro de 2009).Já tinha visto alguma coisa sobre alguns fatos "misteriosos ou simbólicos" sobre esta foto, feita pelo fotógrafio Ian Macmillan e a data me pareceu própria para uma melhor ilustração da matéria. Resolvi então reeditá-la do meu jeito e postar. Aos "beatlemaníacos" ou não, boa diversão!

A foto, feita em 8 de agosto de 1969, estampa a capa do penúltimo álbum dos Beatles, "Abbey Road", nome da rua onde esta foto foi tirada e do famoso estúdio de gravação da EMI.

Correm boatos por aí que esta foto teria uma série de simbolismos ocultos que dariam a entender que o verdadeiro Paul McCartney teria falecido ainda na década de 60 e a foto da capa seria uma encenação disto (farsa ou drama?). São apontados os seguintes detalhes:

Para a representação do suposto "enterro", ficaram caracterizados assim:

1 - John Lennon, primeiro à direita vestido de branco, representaria o padre à frente do suposto funeral.

2 - Ringo Starr, segundo à direita vestido de preto, representaria o encarregado pelo funeral.

3 - Paul McCartney (supostamente...), terceiro à direita, representaria o próprio defunto, de pés descalços como é tradicional em algumas religiões.

Outro detalhe chama a atenção em Paul McCartney: seus passos estão invertidos em relação aos demais Beatles. Observe na foto a seguir, onde "D" indica o pé direito e "E" o pé esquerdo.


4 - George Harrison, primeiro à esquerda, representaria o coveiro, trajando roupas comuns de trabalho.

Na foto, à direita entre John Lennon e Ringo Starr aparecem também dois carros funerários pretos da época. Diz-se que estavam posicionados em direção a um cemitério próximo dali.

Há um fusca estacionado atrás de George Harrison na foto. A placa, através do processo de ampliação fotográfica apresenta a seguinte inscrição "LMW 281F" (padrão europeu de placas de identificação de veículos da época). Supostamente outra mensagem simbólica na foto: "Linda McCartney Widowed" (Linda McCartney viúva). Linda McCartney era a primeira esposa de Paul. 28 seria a idade que Paul supostamente teria ao falecer. O número 1 poderia ser interpretado como "I", formando a palavra inglesa "IF" (se), dando o seguinte significado:" 28 (anos) se (vivo)".












Bom, tire você mesmo suas conclusões depois disso tudo. Verdade? Coincidência? Eu mesmo não cheguei a conclusão nenhuma. Até faria sentido ocultar a suposta morte de um integrante do grupo se não fosse, conforme consta na matéria, o clima de "final de carreira" reinante. Seria uma tentativa de dar uma sobrevida à banda? Seria uma forma de não decepcionar os fãs e desviar o foco da banda como um todo para um integrante só? Não sei...

Abbey Road continua lá depois de quarenta anos... com sua faixa de pedestres (mais moderna), com o famoso estúdio ainda ali.


E se você quer dar uma espiada lá, o Estúdio tem em seu site uma webcam apontada para o local da foto. Veja agora!

Boa diversão e até o próximo!

(As fotos utilizadas são originadas de diversos sites encontrados na Internet. Agradecimentos do Macagnan aos respectivos proprietários das mesmas).

7 comentários:

  1. Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds
    bjs

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!
    Tenha uma ótima semana
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, kskskskskkskskskskskskks, e o que seria o atual Paul?

    ResponderExcluir
  4. um historiado tinha mi dito algo. que o suposto toca bem melhor que o antes . lenda ou não e um mistério Dri

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quem será este Paul que esta aí, você quer dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Rosangela! Será um sósia mesmo ou isso seria apenas especulação e o que está aí seria mesmo o verdadeiro? Eu acredito que seja o Paul verdadeiro pois ninguém consegue sustentar uma mentira por tanto tempo assim, alguém já teria deixado escapar mais detalhes...

      Excluir

Google+