quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dez dúvidas sobre a cerveja

É, pessoal, verão chegando, praia, mar, bronzeado, solzinho, cervejinha no quiosque e a inevitável "pancinha" aparecendo, apertando o pobre elástico do calção que fica parecendo o salário do brasileiro (tem que se esticar todo pra dar conta do recado). Aí o pessoal se entope de tudo que é comida boa e gordurosa, calórica e outros deliciosos e proibitivos adjetivos e adivinha quem leva a culpa: a pobre da cervejinha...

Se eu disser que a cerveja tem certas propriedades terapêuticas, vocês prometem que não vão sair por aí bebendo feito "esponja" (secando todas)? Então está bem... (mas se vocês não cumprirem essa promessa, vão ficar igual ao "tio" aí da foto, hehehe..)

Segundo o site Corpo Saudável, a cerveja tem, entre outras, as seguintes propriedades:

a) é antioxidante, característica herdada dos cereais em sua composição;
b) o lúpulo e seus derivados agem como um antibiótico natural;
c) possui compostos antiinflamatórios;
d) possui compostos diuréticos;

e muitas outras características benéficas quando consumida MODERADAMENTE. Isso não quer dizer que cerveja substitua remédios, aliás esta combinação deve ser terminantemente evitada. Também insisto aqui naquela campanha do governo: "se beber, não dirija, se dirigir, não beba". Aliás, vou resumir isso em uma fórmula matemática:

BEBIDA + DIREÇÃO = MER...(cadoria)

Bom, o Blog do Macagnan resolveu ir a fundo nessa garrafa, quer dizer, história de cerveja e entrevistou o doutor Kaneko, conhecedor profundo do assunto e fez dez perguntas sobre a nossa querida "ceva". Os comentários em negrito e itálico são do Macagnan durante a edição. Confira abaixo:

Blog do Macagnan - A CERVEJA MATA?
Doutor Kaneko: Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos gostosas. (E depois dizem que é o Viagra que mata o vovô do coração...)

Blog do Macagnan - O USO CONTINUO DO ÁLCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Doutor Kaneko: Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja cheia pesa cerca de 900 gramas.(Menos que a cabeça do bebum no dia seguinte)

Blog do Macagnan - CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Doutor Kaneko: Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque. (Será que é pra poder dizer depois que uísque dá mais dor de cabeça do que a cerveja mas a dor é psicológica?)

Blog do Macagnan - MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Doutor Kaneko: Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras' gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. (Tem também a questão do exemplo pro filho, né? Se a mãe bebe quando está grávida, o filho não tem culpa de já nascer alcoólatra).

Blog do Macagnan - CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Doutor Kaneko: Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados. (E se o espelho tivesse bebido?)

Blog do Macagnan - A BEBIDA ENVELHECE?
Doutor Kaneko: Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente vinte minutos. (Até lá a cerveja já vai ter esquentado também...)

Blog do Macagnan - A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Doutor Kaneko: Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina. (Parece que os donos de vans que vendem cachorro quente nas portas das escolas descobriram isso também)

Blog do Macagnan - O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Doutor Kaneko: Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom. (Esqueceram de citar o braço...)

Blog do Macagnan - CERVEJA ENGORDA?
Doutor Kaneko: Não. Quem engorda é você. (E o caixa de quem vende, ora pois!)

Blog do Macagnan - A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Doutor Kaneko: Que eu me lembre, não. (Eu também não me lembro, aliás, qual é a pergunta mesmo?)

Bom, pessoal, por hoje é só... O Macagnan agradece ao Zaroio pela foto do tio na praia, ao amigo Milton pelo e-mail que deu origem a este post (salvou a semana!) e ao site Ralando a Panela pela fotinho simpática com que encerramos nosso post. Até o próximo e eu me vou antes que a cervejinha esquente. Fui...

2 comentários:

  1. muito bom o estudo!
    Parabenizo pelo empenho e qualidade das perguntas feita ao Dr Kaneka, que vamos combinar é uma "sumidade" em matéria de ceva!

    ResponderExcluir

Google+