quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fuçando e aprendendo…

Quem já não estava no meio de um jogo interessante no computador na casa de um primo ou amigo e teve que sair do jogo para ir para casa. E em casa o jogo estava “atrasado”? Que decepção! E nessa hora a gente se pergunta: – E se tivesse um jeito de levar o jogo do jeito que estava lá na casa do nosso amigo ou primo?

Fuçando em dois joguinhos de computador, acabei descobrindo um meio de fazer esse “milagre” do transporte do jogo. Não que eu vá, num passe de mágica trazer uma cópia do jogo para o nosso computador. Milagre, magia e coisas do tipo NÃO EXISTEM na informática. O que existe é pura e simplesmente lógica, matemática e paciência (muuuita!).

O que vou mostrar aqui não é regra geral; pode funcionar com alguns jogos ou não. Antes de começar, reforço aqui a importância de um “backup” e até a criação de um ponto de restauração (Windows XP e acima). Vou usar como exemplo os jogos “Chuzzle Deluxe”, produzido pela Raptisoft/PopCap Games e “Zuma Deluxe” produzido pela Zylom Games.
Nestes dois jogos você cria um “profile” (perfil) onde ficam armazenadas as informações sobre os níveis que você passou, a sua pontuação e outras informações que eu não faço idéia do que sejam. Vejamos onde ficam esses dois “profiles” :

No “Chuzzle Deluxe”, o arquivo fica em “C:\Arquivos de programas\Chuzzle Deluxe\Profiles”.

(pasta “C:\Arquivos de programas\Chuzzle Deluxe\Profiles”)

Dentro da pasta “Profiles” haverá outra com o nome de seu perfil criado no jogo. Esta pasta é a que você irá copiar. Depois, no computador em que queremos continuar jogando, colamos esta pasta exatamente no mesmo lugar onde estava a que copiamos. Então é só entrar no jogo e continuar do ponto onde estava. E não esqueça de fazer uma cópia do arquivo original em outra pasta. Caso não dê certo, você tem como voltar tudo ao normal (asim esperamos, hehehe…)

No “Zuma Deluxe”, o arquivo fica em "C:\Arquivos de programas\Zylom Games\Zuma Deluxe".

(pasta "C:\Arquivos de programas\Zylom Games\Zuma Deluxe")

Dentro da pasta “Zuma Deluxe” há uma pasta chamada ”userdata”. Esta é a pasta que você irá copiar. Depois, o procedimento é o mesmo descrito para o jogo “Chuzzle Deluxe” (copiar a pasta de sua origem para o outro computador).

Reforço aqui a necessidade de se ter feito cópia dos arquivos que vão ser substituídos e até a criação de um ponto de restauração do sistema. Lembro ainda que nem sempre isso pode funcionar, por isso, faça por sua conta e risco com outros jogos! Esses dois eu testei e deu certo.

Boa diversão e até o próximo!

(Imagem extraída do site http://meiobit.pop.com.br/)

Um comentário:

  1. valeu pelo comentário. não tive tempo de olhar outras postagens suas, mas se forem todas +/- nesse estilo meu namorado vai adorar teu blog! =) não entendo nada desses jogos, mas ele adora.

    ResponderExcluir

Google+